quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Economia Européia - Rever para Crescer

Caros leitores


Como sei que é do interesse da maioria, publico mais um post do blog da Ju sobre Economia Européia/Euro. Vale a pena ler! Em breve, estarei de volta!


Arrivederci


...

.....


ECONOMIA EUROPÉIA - REVER PARA CRESCER


A economia da área do Euro apresentou resultados melhores do que o esperado, recentemente, os quais foram impulsionados por vários fatores. Se, por um lado, alguns países fizeram "a tarefa de casa"; por outro, "os carros chefes" aceleraram o ritmo de crescimento.

A Grécia, por exemplo, diminuiu o gasto público em 17%, comparado com o primeiro semestre de 2009, além de haver um esforço declarado do Governo em contenção. O mesmo promete realizar cortes salariais no setor público e reforma no sistema de pensões. O país demonstra que está se esforçando para diminuir o déficit orçamentário e pagar as parcelas da ajuda financeira que a Zona do Euro lhe concedeu, por mais que esta fase seja complicada e impopular.

Na outra ponta, a Alemanha - que juntamente com a Franca é uma das "forcas motrizes" do setor econômico da região - surpreendeu positivamente. No segundo trimestre de 2.010, sua ecomomia cresceu 2.2%, o ritmo mais rápido desde a reunificação, e isso vem gerando uma onda de "bom humor". Em Julho deste ano, foi realizada uma pesquisa e o resultado foi que o empresariado alemão tem boas expectativas - o nível de confiança foi o mais elevado desde Junho de 2007.

Média Mensal Euro contra o Real - Cotação Venda - clique no gráfico para aumentá-lo.



Olhando de uma forma geral, a impressão que se tem é que a Europa vem se recuperando (de forma desigual, mas vem!) e deve manter este desempenho a passos lentos, o que influencia na cotação do Euro. Pelo gráfico acima, nota - se que, depois de atingir a sua cotação mais fraca em Jun/10, a moeda vem se valorizando em relação ao Real. Se em Jun/10, a cotação do preço médio de venda ficou em 2.21; em Jul/10, ela foi para 2.27 e manteve o ritmo de valorização, até agora, em Agosto (2.28). A economia européia é complexa e exige cuidados constantes, mas, é uma economia grande e forte, como está claro pelos números. A Europa está em fase de rever para crescer. Interessante...

Leia mais sobre Economia e Euro, em:

  • Economia na Zona do Euro e Reflexos na Moeda Única, (aqui);
  • Comportamento do Euro (aqui);
  • O Real está ou não sobrevalorizado? (aqui).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...