quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Real está ou não sobrevalorizado?

Pessoal, pedi a Juliana para escrever sobre câmbio e segue abaixo o que ela me mandou. Interessante! Obrigada, Ju!


...

.....


"Oi Kelly,


Tudo bem?


Mando o post sobre valorizacão do Real e possível desvalorização (ou não) do mesmo.


Tentei ser bem geral porque você, como economista, sabe bem que há sempre muitas variáveis que são complicadas de se precisar.


Além disso, foquei - me mais no Euro, pelo perfil do seu blog, e tentei ser o mais objetiva possível (não é fácil!)...rsrs...


Espero que ajude o pessoal a programar a viagem!


Bjos


Ju Melo"

.

.

O Real está ou não sobrevalorizado?


O Brasil melhorou muito nos últimos 15 anos em relacão aos demais países, apesar de ainda apresentar pontos a serem repensados. Na verdade, não dá para saber se foi o Brasil que ficou bem melhor ou se a maioria dos demais países que ficou bem pior. O certo é que, na última crise, chegou-se em melhores condicões do que grande parte das nacões, o que ficou claro na recuperação econômica, depois do susto da crise sub-prime. A maior economia da América do Sul se recompôs rapidamente e isso se deve a algumas peculiaridades, comecando pela composição da demanda.


O crescimento brasileiro está muito lastreado a demanda doméstica, o que deixa o país menos exposto a crises externas. Essa é a locomotiva...O próprio investimento está crescendo a dois dígitos fortes. Além disso, depois da pane mundial, o preco das exportações não caiu - até subiu um pouco -, ao passo que o das importações caiu, em moeda estrangeira. Os termos de troca estão em um pico sólido. A economia nacional, neste sentido, está sendo beneficiada, embora haja a preocupação com a valorização excessiva do câmbio e com o desequilíbro das contas externas.


Analisando - se o gráfico abaixo, no caso do Euro, veja que, nos últimos seis meses, a média mensal da cotação do Euro (venda), esteve a patamares bem baixos, comparativamente falando. O Real está valorizado frente a ele! No mês de Junho/10, por exemplo, a média foi de R$ 2,21. Também nota-se que, no mês vigente (Outubro - 10), a cotação está subindo (R$ 2,32 - média), o que pode ser reflexo de algumas declarações e até acões que o Governo brasileiro vem tomando, com vistas a desvalorizar o Real.


Média Mensal Euro contra o Real - Cotação Venda - clique no gráfico para aumentá-lo.



Segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, as principais moedas internacionais estão desvalorizadas demais em relacão ao Real e "o Brasil não deve pagar o preco por disputa cambial global". Recentemente, inclusive, houve o aumento da IOF, para frear a desvalorizacão. Guido Mantega também tem declarado que a Fazenda deve agir. É, parece que o Governo brasileiro não vai permitir que o Euro/Dólar se desvalorize demais em relacão ao Real. Tudo indica que a cotacão mínima esteja chegando (ou até chegou, em recentes meses passados) a um valor limite. Esperemos as eleicões presidenciais passarem para ver se alguma medida mais drástica será tomada.


Leia mais sobre Economia e Euro em:

  • Economia na Zona do Euro e Reflexos na Moeda Única, (aqui);
  • Comportamento do Euro, (aqui);
  • Economia Européia - Rever para Crescer (aqui).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...