quinta-feira, 24 de junho de 2010

Economia na Zona do Euro e Reflexos na Moeda Única

Estou muito satisfeita hoje, apesar da derrota da Itália na Copa. :-( As palavras são poucas para expressar a minha satisfação em saber que casos de amigos estão por resolver. Nada é mais recompensante do que ter amigos e fé, nesta vida. É muito muito bom saber que você pode contar com as pessoas e elas com você! Meu muito obrigada e meu carinho a todos meus queridos!

Bom, por falar em amigos, pedi à
Juliana a autorização para postar aqui o que ela escreve sobre o Euro e a Economia Européia no blog dela, pedido o qual ela atendeu. Acredito que assim funcione melhor, já que me propus a interatividade, com qualidade. Além disso, este assunto é importante para os nossos leitores, em geral, creio eu.

Então, vamos ao último post dela...

Comentário pessoal: estou impressionada com a baixa do Euro. Eu mesma não esperava que pudéssemos chegar a patamares tão baixos! Mas, "vamo que vamo"...
...
.....
ECONOMIA NA ZONA DO EURO E REFLEXOS NA MOEDA ÚNICA

Fonte da foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Euro-Banknoten.jpg

A economia da Zona do Euro é um tanto quanto complexa pela heterogeneidade de perfis dos países que a compõe, fato este que já foi comentado anteriormente aqui. Enquanto alguns países como a Alemanha têm contas bastante equilibradas, gastando proporcionalmente ao que recolhem, outros como Espanha e Grécia passam por crises orçamentárias gravíssimas, o que, em tempos de crise, afeta toda a região.

Recentemente, por não conseguirem manter orcamentos deficitários, onde os gastos públicos eram bem maiores do que as receitas (impostos), Espanha e Grécia optaram por aumentar impostos e congelar salários/aposentadorias - medidas as quais, obviamente, não impulsionam o crescimento econômico. Resultado? Reticência do mercado e desvalorização do Euro a patamares abaixo do que muitos economistas, até então, esperavam. No gráfico abaixo, veja que a média da cotação de venda do Euro contra o Real, no mês de Maio/2010, foi a menor do ano (2,27), fato este que não estacionou neste patamar. A cotação de fechamento de venda no dia 22/06, por exemplo, foi de 2,17.


Média Mensal Euro contra o Real - Cotação Venda - clique no gráfico para aumentá-lo


E agora? O que se pode esperar em relacão à economia da região em questão? Bom, em termos de taxa de juros, na última vez que operou, o Banco Central Europeu a manteve a 1% ao ano, taxa bastante baixa e pouco atrativa, o que contribuiu para manter o viéis de desvalorização do Euro. Entretanto, pode ser que haja um aumento desta taxa nos próximos meses, o que tende a valorizar a moeda. Além disso, a balança comercial dos países têm dado sinais de recuperação, fator positivo e reflexo do momento "Euro desvalorizado" - os produtos europeus ficam baratos. Alguns dados, portanto, são positivos, mas a previsão de crescimento para a região ainda é baixa em 2010 (1%) e o momento é de muita cautela.

A verdade é que tudo dependerá de quão eficazes serão os resultados das medidas tomadas pelos "países problema" (Espanha e Grécia). A última crise na Zona do Euro não foi e não é mais uma. Ela foi talvez a pior, depois da implantação da moeda única, mas, é preciso atenção. Como diria John F. Kennedy "quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e outro representa oportunidade".

E assim, me despido! ;-)


Leia mais sobre Economia e Euro, em:

  • Economia Européia - Rever para Crescer, (aqui);

  • Comportamento do Euro, (aqui);

  • O Real está ou não sobrevalorizado (aqui).


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ju,
Obrigada pelo post!
Entre para comentar e dar suas dicas de economia sempre que quiser.
Para quem ha muito tempo espera o momento oportuno para viajar e obter o reconhecimento de cidadania aqui na Itália, o momento é agora!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...