sábado, 3 de julho de 2010

CNN: Dicas e Curiosidades

Fonte da foto: http://denisealves.files.wordpress.com/2008/03/genio.jpg



Anteriormente, no Post sobre Reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália (Organização de Documentos), foi falado que um dos documentos necessários é a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do imigrante.


A CNN é um documento que atesta se um estrangeiro foi naturalizado ou não no Brasil, sendo que isso afeta, diretamente, o direito de reconhecimento da cidadania italiana. Caso o imigrante não tenha se naturalizado, o direito permanece e a pessoa pode dar prosseguimento ao processo, tranquilamente. Mas, se ele tiver se naturalizado, os seus descendentes somente terão o direito, se o filho do estrangeiro/imigrante tiver nascido antes da naturalização.


Estudando um pouco a história, os grandes dois momentos de naturalização foram no decorrer das duas guerras mundiais, apesar de não ter sido um fato preponderante. Os números não são acurados, mas, sabe-se que, em relacão ao número de imigrantes italianos, a naturalização brasileira foi pouco significativa.


Por fim, para a solicitação da CNN, o processo é simples. Basta acessar o site do Ministério da Justiça, sendo que:


  • Para requerer a primeira - via da CNN, clique aqui e
  • para a segunda via, clique aqui.


Por hoje, é só, da Seção Dicas e Curiosidades no Mundo da Cidadania Italiana! Leia mais sobre o assunto nos posts abaixo relacionados:


  • Dicas e Curiosidades: Sobrenomes Italianos - clique aqui.
  • Dicas e Curiosidades: Microfilmagem Mórmons - clique aqui.
  • Dicas e Curiosidades: Modelos de Cartas - clique aqui.
  • Dicas e Curiosidades: Endereços de Cartórios no Brasil e de "Comuni" na Itália - clique aqui.


Arrivederci!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...