quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Mil Dias em Veneza"


Os livros talvez sejam uma das formas mais interessantes de "contato" com tempo, espaco, idéias, visões e experiências diversas. Ninguém sai imune a uma pruducão literária e, aproveitando o momento, posto uma dica da Juliana relacionada a nossa "bella" Itália. A dica? O livro "Mil Dias em Veneza", da Marlena de Blasi. Abaixo, segue o que ela escreveu...Não vejo a hora de ter um tempinho para lê-lo e também para visitar, novamente, esta linda cidade!


...


Um homem, uma mulher e uma cidade encantadora. É disso que se trata o livro "Mil Dias em Veneza", da Marlena de Blasi, o qual acabei de ler, e tenho que ser sincera: no começo, pensei que fosse odiar (meloso demais para mim!), mas, "peguei gosto" com o desenrolar da história de amor. Complicado não se deixar entreter por uma narrativa que se passa em Veneza!


A cidade de "La Marangona", um dos mais antigos sinos de S. Marco, enche a cabeça de idéias e sonhos, descritos detalhadamente por Blasi. Sabe, lendo o livro, conseguia me imaginar nas ruelas e becos úmidos daquele lugar onde estive há quase 10 anos. Interessante como os livros têm a capacidade de nos remeter a memórias que pensávamos estar esquecidas!


E a comida? Gente, como Blasi tem dons muito apurados na gastronomia, ela consegue passar bem o prazer que sente ao cozinhar e preparar tudo! Deu até vontade cozinhar, fato esse que seria extremamente perigoso para o resto da humanidade! :-) Simplesmente encantadora a descricão dos pratos e dos sentidos ao se desgutar. Hum, delícia! Quase tão deliciosa quanto a história de duas almas que se "encontram", literalmente (enredo do livro).


Hoje em dia, com tanto pragmatismo, é complicado aceitar que duas pessoas possam abrir mão parcialmente de seus planos pessoais e fazer um só, delas mesmas - mais forte e com mais significado. Mas, com o passar do tempo, vai se vendo que é possível. Até eu, uma fã da heroína Salander (da Trilogia Millenium :-P) tendo a acreditar!


Outro ponto também bem interessante do livro é a descricão de algumas nuances da cultura italiana. Aih, muito engraçado quando ela (uma americana) fala da dificuldade que teve em entender as entrelinhas e o jeitinho de um povo que, de imcompreensível, passa a adorável em dois segundos! A cena do italiano revirando os olhos e jogando as mãos aos céus vem involuntariamente. Tudo muito dramático, tradicional e charmoso!


É, o livro vale a pena e fecha com chave de ouro. No final, há receitas de pratos preparados por Marlena (tudo bem que eu jamais ousaria tentar!) e um guia com dicas de passeios românticos pela cidade de Veneza. Recomendo! Obrigada, Julia, por ter me presenteado com este livro!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...