sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Chianti

Fonte da foto: http://www.destination360.com/europe/italy/images/s/wine-tours-chianti.jpg

Faz tanto tempo que prometi falar sobre vinhos, mas o tempo foi passando, outros assuntos foram vindo e acabei desviando-me deste tema.

O problema de falar sobre vinhos começa quando não quero cometer nenhuma gafe, pois, principalmente aqui na Itália, é um assunto sério e muito complexo. Então, tive que fazer uma pequena pesquisa e conversar com quem entende um pouco do assunto para, depois, fazer o post.

Hoje, vou começar falando de um tipo de vinho, que é sensação no momento, principalmente no Brasil por causa da novela Passione:- o Chianti.


Este vinho que, segundo dados históricos já existia no século XIII, é considerado um produto tipicamente Toscano porque é e sempre foi produzido nesta região da Itália. Como expliquei anteriormente, o assunto vinho aqui é tão sério que existem várias disciplinares da parte do governo que determinam onde um tipo de vinho deve ser produzido e que tipo de uvas devem ser usadas na produção do mesmo.


A produção do verdadeiro Chianti pode ser elaborada entre as províncias de Firenze e Siena e regiões específicas, situadas nas províncias de Arezzo, Pisa, Pistóia e Prato. Um Chianti, para ser Chianti, deve ser composto dos seguintes tipos de uvas, nos seguintes percentuais:


  • Sangiovese: 75% - 100%;
  • Canaiolo Nero: 0% - 10%;
  • Malvasia Bianca Lunga: 0% - 10%;
  • Trebbiano Toscano: 0%-10%
  • Outras: 0% - 15% - secondo zona e tipologia

A uva Sangiovese, maior componente na produção do Chianti, é muito usada na produção de vários outros tipos de vinhos tintos. Isso porque, como é muito sensível ao clima e ao terreno e o seu sabor pode variar em função destes fatores externos, acaba se tornando uma uva de grande qualidade e tipicamente toscana.

Vão aí dicas de como reconhecer esta tipologia de vinho:

1-Verificar a composição, lembre-se da uva sangiovese.

2-Certifique-se que o mesmo foi produzido em uma das províncias italianas citadas acima.

3-Verificar se a garrafa apresenta a seguinte sigla: DOCG (Denominazação de origem controlada e garantida)


E é claro, ao saborear um bom Chianti, o mesmo deve apresentar as seguintes características organológicas:


Sabor harmonioso, frutado, seco, levemente tânico, e quanto mais envelhecido for, mais tendente a ser suave será o sabor. Ademais, deve haver um odor intenso de vinho e a cor deve ser rubi forte.


Ainda pesquisando sobre o assunto, falei com a brasileira Elizabeth Scartezini, que trabalha há um tempo com vinhos toscanos e está fundando uma importadora e distribudora de vinhos no Brasil. Ela me informou que em breve Curitiba e região haverá a disposição os seguintes tipos de Chianti:


  • Chianti Gallo Nero
  • Chianti Colli Fiorentino
  • Chianti Pisano
  • Chianti Senese


Tipologias muito famosas e conhecidas aqui na Itália...


Enfim, amigos, se tiverem a oportunidade, tanto no Brasil quanto aqui na Itália, não deixem de apreciar um bom cálice de Chianti.


Não é a toa que este vinho vem sempre sendo citado seja pela literatura, pelo cinema e, agora, pela TV Brasileira. Ele aparece em umas das célebres estórias de “Sherlock Holmes”; é mencionado, por Antony Hopkins, durante uma de suas reflexões como Hannibal Lecter no filme o “Silêncio dos Inocentes” e, bom, está na já citada novela global Passione.


No próximo post sobre vinhos explicarei o conceito de DOC e DOCG.


E para finalizar, uma taça de chianti e saluti a tutti noi!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...