sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dolomiti – Uma Maravilha

Voltando para a casa depois de alguns dias de férias, tive a idéia de escrever este post sobre dicas de lugar a se visitar aqui na Itália, já que fiz um passeio maravilhoso e faz tempo que não postamos sobre “coisas da Itália”, em geral.


Bom, na contramão de muitos que preferem aproveitar o verão nas praias italianas, eu recusei um convite para ir conhecer a Calabria, que muitos dizem também ser linda, para viajar destino montanha, com o intuito de renovar as energias.


Lugar escolhido: - Alto Adige, Sud Tirol, mas precisamente Dolomiti, uma cadeia de montanhas que se situa no nordeste da Itália, fazendo fronteira com a Áustria.


A região, além de ser muito conhecida pelas estações de skis, apresenta uma flora muito rica. Fiquei encantada com a quantidade de lagos, cachoeiras, parques naturais e lugares para se fazer atividades ao ar livre que este local apresenta!


Veja a foto abaixo:


Este é o Lago Carezze. Nunca tinha visto nada igual!


Ainda, para quem gosta de história, tivemos a oportunidade de voltar no tempo, caminhando entre as trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Aliás, há uma série de grutas, que hospedaram muitos soldados italianos durante a guerra. A montanha lhes servia de moradia e de proteção. Assim, se você tiver um pouquinho de disposição para caminhar, poderá ver isso tudo de perto - existe um museu (também conhecido como Forte Tre Sassi) a céu aberto, com cerca de 05 km de extensão, entre o passo Falzarego e Valparola, em proximidade de Cortina d’ampezzo, que retrata momentos da guerra.


E, para finalizar este post, não posso deixar de comentar sobre a diversidade cultural entre esta região da Itália e a Toscana. Por um momento, pensei estar na Aústria ou Alemanha, uma vez que as construções são muito parecidas com a desses países da Europa. Ademais, a alimentação também é diferente. Esta é uma parte da Itália onde a “pizza” não é um dos pratos principais. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi o italiano com um sotaque realmente diferente de tudo o que eu já tinha escutado por aqui - em alguns lugares, pude até escutar um dialeto bem parecido com o Alemão. Aliás, em certos instantes, parecia estar no Sul do Brasil..rs. Agora entendo porque o povo do Rio Grande fala com aquele sotaque. Com certeza, herança dos ancestrais italianos/alemães que para lá migraram. Depois de vivenciar isso aqui, não tem como negar a influência desse fluxo migratório sobre a língua portuguesa no Brasil.


Então, para os que gostam de aventuras e sempre estão em buscas de novas descobertas, fica o convite: - Visitem esta “bella” parte da Itália!


Ps: vejam mais fotos desta encantadora parte da Itália no meu perfil do Facebook!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...