sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estudos na Europa - Depoimentos de Amigos - Douglas Reis

Oi Pessoal

Depois de alguns dias, volto e o faço com uma contribuição inestimável de um amigo, o Douglas.


O Douglas, irmão da Cris (uma das personagens especiais do primeiro post...rsrs), vive na Inglaterra e escreveu um pouco sobre a experiência dele, na questão estudos, no Reino Unido.


Vale a pena ler, o post está super completo!


Muito obrigada, Douglas! Não tenho palavras para agradecê-lo. Tenho certeza de que o seu depoimento ajudará no planejamento de muitos leitores! Uma das coisas recompensantes da minha profissão é a oportunidade que tenho de conhecer pessoas boas e educadas como você e sua irmã. Valeu! Muito sucesso por aí!


Fonte: http://giftofart.files.wordpress.com/2009/06/londres.jpg
...
.....

CONTRIBUICÃO DE DOUGLAS REIS

" Oi Kelly,

Gostei do blog e estou gostando do tipo de informações que você tem colocado nos posts. Muito relevantes.

Falando um pouco do sistema de ensino superior no Reino Unido, em geral segue o que o Pedro já colocou sobre o ECTS (European Credit Transfering System) o que facilita muito a convalidação de estudos de um país para outro, dentro da Comunidade Européia.

Para convalidação de diplomas de ensino superior do Brasil, a coisa é um pouco mais complicada. Pra comecar, você vai precisar de toda documentação da faculdade como diploma, histórico escolar e programa do curso traduzidos por um tradutor juramentado de língua inglesa. Além disso, como no caso da Flavia – minha esposa – que é fisioterapeuta, tem de apresentar um certificado de língua inglesa como IELTS, Cambridge, TOEFL, etc. Ela está agora correndo atrás dessa certificação que, no caso do curso dela, exige uma nota mínima de 7. Já fiquei sabendo que formações em Direito, por exemplo, exigem 7.5 para esse tipo de certificado.


Para graduação, a maioria das universidades exigem o conhecimento da língua Inglesa, através de algum certificado como mencionado anteriormente. Para este fim a exigência é bem menor e sei, por exemplo, que a TVU (Thames Valley University) exige nota 4 para que o aluno possa iniciar o curso preparatório pra ingressar na Universidade.

Agora, o que é muito interessante aqui é o sistema de graduação daqui que há pouco tempo no Brasil comecou a ser utilizado também: graduação continuada ou algo assim. Assim, você pode comecar cursando disciplinas básicas que contam pontos para que você possa tirar um Certificado para determinada área que dura mais ou menos 1 ano. Feito isso, você pode complementar seus estudos com mais créditos, até atingir o suficiente para o Diploma que dura mais 1 ano. Finalmente, você terá que cursar em média mais um ano para que possa ter seu Bacharelado. Claro que esses períodos variam de acordo com o curso, mas, normalmente, o bacharelado aqui se termina em 3 anos.

O Bacharelado aqui tem níveis diferenciados também a saber: primeira classe, segunda classe superior, segunda classe inferior, terceira classe ou classe ordinária ou não classificada, dependendo de seu desempenho durante o curso, e algumas disciplinas contam diretamente para essas classificações. (Mais informacoes sobre o sistema de classificação britânico, clique aqui).

Outra facilidade pra quem quer cursar um curso superior é que existem opções pra quem nunca teve uma formação oficial no primeiro e segundo graus. Alguns cursos e faculdades apenas exigem que você curse um ano preparatório para que tenha um básico geral de diversas disciplinas para, então, poder iniciar seus estudos de formação superior ou mesmo avaliar se o seu conhecimento permite ir adiante. Isso ajuda bastante a classe imigrante que, por muitas vezes, encontra muita dificuldade na equivalência dos estudos dos seus países de origem. É claro que esse tipo de acesso não vai ter para as grandes e tradicionais Universidades como Oxford, Cambridge, Imperial College, etc. que exigem uma aluno mais bem preparado e oficialmente formado nas etapas anteriores de ensino bem como boas indicações, além de um bom suporte financeiro.

Importante tambem é avaliar os custos de uma graduação no Reino Unido. Para residentes do Reino Unido, esses custos são altos, mas nada exorbitante como em muitas faculdades no Brasil. O custo anual está entre 3000 a 4000 libras. Pensando que o salário minimo aqui gera um ganho de 13000 libra ao ano, acho um valor mais justo do que temos no Brasil. Porém, um problema que já pude observar aqui é que existem pouquíssimos cursos de graduação noturno, o que impossibilita um estudante universitário de trabalhar para pagar seus estudos. O mais comum aqui é o estudante usar do crédito do governo e pagar depois de formado.

Um alternativa que funciona bem aqui e que tem bastante aceitação no mercado é o ensino a distância, onde você se matricula, faz os trabalhos e até provas como numa Universidade comum mas tudo a distância, online. Isso está ainda comecando no Brasil e não tem ainda a credibilidade que tem aqui. Você pode se organizar e fazer as suas horas de estudos de acordo com a sua rotina diária e assim continuar trabalhando. Existem diversas Universidades físicas que oferecem esse tipo de curso e o diploma tem a mesma validade do que teria o curso presencial. Mesmo fazendo esse tipo de curso, você pode ir até a faculdade pra visitar a biblioteca ou mesmo tirar dúvidas com seu tutor o qual você pode acessar por email ou telefone também. Duas boas referências para esse tipo de curso: Open University e ICS.

Outra complicação é que, legalmente, para ser considerado um residente no Reino Unido, precisa estar vivendo aqui pelo menos nos últimos 3 anos. Além disso, as Universidades aceitam que esses últimos 3 anos tenham sido resididos em qualquer país pertencente a Comunidade Européia. Mas é claro que isso exige comprovação. Algumas faculdades, apesar dessa exigência, acabam fechando os olhos daqui, somente exigindo que você comprove sua atual residencia no Reino Unido. No caso de não ser possível a comprovação de residência e, sendo exigida, a taxa cobrada será como a de qualquer outro estudante internacional - normalmente é mais de 3 vezes o valor praticado para um residente mesmo que se tenha um Passaporte Europeu.

Um bom ponto de partida pra quem quer estudar no Reino Unido é o British Council.

Alguns links interessantes como referência para outros pontos abordados no texto:

IETLS - clique aqui.
Cambridge Certificate - clique aqui.
TOEFL - clique aqui.
Página do Governo sobre Educação Superior no Reino Unido - clique aqui.

Qualquer dúvida é só falar,

Beijão e sucesso

Douglas"

Comentário final: eu não disse que o post estava demais? Sucesso sempre, Douglas!




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...