domingo, 18 de abril de 2010

Estudos na Europa – Depoimentos de Amigos - Pedro Pompeu

Havia prometido postar, nesta ocasião, o “Passo a Passo para o Reconhecimento da Cidadania Italiana”, mas, como o nosso sucesso tem sido tão grande, começaram a chegar as primeiras contribuições de leitores, ex clientes, para o nosso blog.

Sendo assim, resolvi inverter um pouco a ordem e ceder o espaço a eles , por se tratar de um assunto que interessa a várias pessoas: estudar aqui na Europa!!!


Fonte da foto: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/docs/F16070/2006_cidadania_dt.jpg

O Pedrão, lá de Barcelona, mandou um esclarecimento bem legal de como funciona o sistema de estudos europeu, que lhe possibilita, por exemplo, fazer uma pós num país da União Européia e trabalhar tranquilamente no outro, com reconhecimento automático do seu título de estudos.

Pedrão, tanti grazie!!! :-)


Além disso, o Gerson - outro amigo - disse que, quando tiver um tempinho, falará também sobre o assunto. Ele
discorrerá sobre como o fato de possuir o passaporte italiano contribuiu para que ele pudesse se inscrever em uma Universidade Italiana e prosseguir com os seus estudos por aqui. Gerson, aguardamos ansiosos! Bom saber que esteja ocupado. Isso é apenas fruto da sua conduta!

Caso haja mais alguém que tenha algo a acrescentar sobre este assunto, favor me escreva, pois, mais na frente, volto a falar sobre o tema.


E já que o assunto é estudo, deixo aqui uma DICA:


Quem tiver a intenção de vir reconhecer a cidadania e ficar para estudar, é recomendável fazer a tradução dos documentos escolares - normalmente o consulado orienta quais são - e levar ao setor de estudos da sua jurisdiçao consular. Eles emitirão um certicado, onde atestam que você concluiu o nível superior no Brasil. No meu caso, fiz todo este trâmite pelo consulado do RJ e precisei traduzir meu diploma e meu histórico escolar.Isso acabou me ajudando quando me inscrevi em um Master na Universidade de Pisa.

Fonte: Università di Pisa
....
......

CONTRIBUICÃO DE PEDRO POMPEU CORREA


Kelly a minha contribuição vai aqui,

O sistema de educação europeu vem passando por mudanças que sigam os objetivos da União Européia que é o de facilitar a mobilidade entre os estados membros e o de fortalacer a investigação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.


Atualmente, o sistema presente na maior parte da Universidades Européias é o do Tratado de Bolonha. Esse tratado tem por objetivo criar um currículo europeu de carreiras universitárias para que um cidadão Italiano possa continuar seus estudos na França ou um cidadão Espanhol possa continuar seus estudos na Alemanha, por exemplo.


Portanto, agora a unidade de estudos europea é o ECTS (European Credit Transfering System) que permite que se possa fazer um grau em Eng Civil na Espanha e fazer um Master na Itália sem precisar convalidar os estudos.

Um esquema de como está estruturado o sistema de educação europeu atualmente está na web page da Universitat Politécnica de Catalunya (clique aqui), mas de qualquer forma consta de três bloques básicos:
1 - Grau - Formação Superior (5 anos de duração e 240 ECTS)
2 - Master - Mestre (2 anos de duração e 120 ECTS)

3 - Doutorado - Doutor (4-5 anos de duração 360 ECTS)
Outra coisa interessante é a criação de um Currículo Europeu, o chamado EuroPass, que é um documento que pode ser preenchido no própio site ou no seu computador é serve de padrão para gerar curriculos vitae dentro do espaço europeu.

Além do Europass existe o passaporte de línguas que é um documento escrito pelo interessado que consta das habilidades linguísticas do cidadão.


Bom acho que com isso tem um pouco de informação que possa escrever sobre o sistema de educação europeu.

Grande Abraço

Pedro Pompeu Correa



Comentário final: Pedro, muito obrigada, novamente! Sucesso na sua vida! Percebo que continua o de sempre: em busca dos seus objetivos, com muita disciplina! É isso aí!




3 comentários:

Anônimo disse...

Kelly, parabéns! Adorei o template, os assuntos, a organizacão, tudo! Bjos e muito sucesso. Fernanda Ferrari

Anônimo disse...

Olá Kelly!Realmente o que está faltando nos Blogs atuais relativos a cidadania italiana e tudo que envolve este assunto,são temas como esse,estudos,qualificação,o futuro do cidadão é muito importante.Hj existem blogs por ai que se passam como o "MELHOR" da internet,que tem mais bla bla bla e no fundo visando mais interesses proprios do que esclarecer,e ajudar realmente.Parabéns e continue assim.

Kel Menichelli disse...

Olá pessoal!
Agradeço muito pelos cumprimentos. Fico feliz que tenham gostado tanto do formato quanto do conteúdo.
Aproveito aqui para relembrar que este espaço também é de vocês. Então, continuem contribuindo nos enviando informações.
E, continua valendo a intenção de passar o maior número de informações possíveis sobre o reconhecimento da cidadania italiana e a vida aqui na Itália.
Bacci a tutti e bom final de domingo a todos!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...