quinta-feira, 15 de abril de 2010

Meu Primeiro Post - Um Recomeço

Estava aqui pensando como seria escrever um blog, que é algo que tem elementos bastante pessoais, sem cair nas “primeiras pessoas da vida”. Quando digo primeira pessoa, não me refiro à gramática, mas ao fato de me tornar um personagem, de ser eu e o que acontece na minha vida o tema a ser escrito. Confesso que este tipo de situação me coloca um pouco em embaraço. Então amigos, vou tentar evitar isso sempre que puder.

Tenho a intenção de criar este espaço com uma cara diferente. Definiria como um ponto de encontro, como a sala da minha casa por exemplo, onde se trocam idéias, não como um diário pessoal. Pretendo ser o mais eclética possível, abordando vários assuntos relacionados à vida na Itália, tais como: estudo, cultura, gastronomia, economia e política. E quero falar principalmente de
RECONHECIMENTO DE CIDADANIA ITALIANA NA ITÁLIA, uma vez que acredito ser o assunto que mais nos une.

Portanto, convido a todos a fazerem parte deste espaço! Quando digo todos, faço referência tanto aos meus ex clientes/atuais clientes, quanto às pessoas que estão aí no Brasil, organizando os documentos para dar entrada no seu processo.

Baseado na experiência que tive e tenho com os meus clientes, que ao longo destes mais de 02 anos de trabalho se tornaram amigos, posso afirmar que cada prática apresenta uma singularidade e portanto, há muito o que se aprender com a experiência de quem já viveu a situacão.

Da mesma forma, quem ainda não veio para a Itália, há bastante o que agregar. A montagem do processo – busca de certidões, retificacão e legalizacão – é bastante trabalhosa. Tenho certeza que há muito a contar sobre esta primeira etapa.


Sendo assim, se tiverem algo interessante que possa ajudar a quem está em busca do reconhecimento da cidadania e queiram postar, envie ao: kelqueiroz@yahoo.com.br


Como esclarecimento: fatos que envolvam clientes somente serão escritos com a expressa autorização dos mesmos. A intenção é a de sempre - ajudar a quem está atrás do processo de reconhecimento de cidadania, respeitando, claro, sempre a lei da privacidade.


Agora, saindo do meu conceito de primeira pessoa, vamos aos fatos:


Há alguns meses ...


... o telefone tocou, na época em que a AGENZIA BRASILEINITALIA, representada, por euzinha, tinha uma parceria com uma outra agência. Nesta ocasião, nos foi enviado um cliente: CLAUDIO MARIOTO.

Como normalmente fazemos, buscamos o cliente na estação, o auxiliamos para que tenha uma ótima estadia e comecamos os trâmites para o reconhecimento da cidadania italiana.Estava lá o meu grande amigo hoje, super simpático, com os documentos traduzidos, com as devidas retificações e legalizações. Enfim, tudo em ordem para prosseguimos com a entrada da prática dele no comune.

Processo correndo super bem, foi pedida a non rinuncia e eis que surge um fato novo.

O consulado em questão nos advertiu que o pedido de reconhecimento de cidadania era privo de fundamento, já que não se aceitava mais Certidões de Nascimento de emissão tardia.

Certidão tardia, o que é isso? É aquela certidão que é emitida com processo, por via judicial. Neste caso, por exemplo, o filho do italiano que emigrou para o Brasil não teria sido registrado na época e de acordo com a lei brasileira esse registro poderia ser feito agora.

Como diria a minha SOBRINHA, “choquei”!!! Até o ano passado, isso era uma prática comum. Agora teria mudado?

Mas, conversando com um e com outro, esta história tomou um rumo bastante diferente. Por curiosidade, resolvi ligar no comune onde nasceu o antenato do Claúdio e o que eu descubro: - não precisávamos mais de nenhuma certidão tardia!!! A certidão estava lá!

Quando o Claúdio, anos atrás, tinha feito o pedido da certidão ao comune, eles não tinham conseguido encontrá-la porque a pessoa em questão tinha sido registrada anos depois da data do seu verdadeiro nascimento. PRATICAMENTE UM MILAGRE! Com a certidão, o problema teria sido resolvido, ao menos para o Claúdio.

E quanto a questão da aceitação ou não de certidão tardia? Um assunto a sofismar. A posição mais firme que recebi até agora é que isso geraria um processo, com tribunal aqui na Itália. Estou acompanhando uma outra história sobre o assunto e quando tudo se resolver, volto aqui e conto o resultado.

Bom, burocracia resolvida, houve um outro elemento que me comoveu nesta história, uma vez que, encontrando a certidão, tivemos acesso a verdadeira história do antenato do Claúdio, escrita num livro de registro civil. Por um momento me vieram em mente as cenas da novela TERRA NOSTRA ...rs (Somente um adendo, não sou noveleira, mas neste caso novela também é cultura, tá!). Nesta, especificamente, muitas vezes foi mostrada - a maneira da rede Globo, claro! - a dura realidade dos italianos que emigraram para o Brasil no final do séc XIX e no início do século XX.

PARA RECORDAR:

Fonte da Foto: http://www.consciencia.net/wp-content/uploads/ImigracaoItaliana2.gif

Essa dura realidade desta vez saiu da ficção e estava nas minhas mãos em formato de cópia do registro do livro de nascimento de Domenico Marioto, que merece todo o meu respeito e admiração. Enquanto a sua família - como tantas outras, a bordo do vapor francês La Bretagne - emigrava para o Brasil, fugindo da guerra e dos problemas econômicos, Domenico nasce. Nasceu em solo francês quando passavam por Marselha, portanto teria sido registrado por lá.


Cópia Registro - Domenico:



Foi o governo francês, que alguns anos depois, avisou o “stato civile” italiano do nascimento de Domenico.


Não penso que seja necessário dizer mais alguma coisa. Aliás, se a Re Pestana estivesse aqui, ela iria dizer: - UM MINUTO DE SILÊNCIO PARA OS QUE TIVERAM BISAVÔ QUE NASCEU NO NAVIO, mas em território francês, é claro..KKKK

Mas brincadeiras a parte e tratando o assunto com um pouquinho mais de seriedade, a vida dessa povo era dura mesmo!!! E são a eles que dedico o meu primeiro post.

Pessoal, não resisti!!! Achei este filme no youtube, foi editado por um italiano, com cenas da novela TERRA NOSTRA, que também foi sucesso aqui na Itália. Resolvi postar, porque acho que ilustra muito bem a estória dessa povo e para quem gosta de novelas, aproveite para matar a saudade.





E a você Claúdio, grazie mille, por permitir que a sua história fosse divulgada!!!



Cris, Kel e Cláudio


Comentário: mundo pequeno este! Na minha busca, também descobri que o antenato italiano do Claúdio Marioto nascido no comune de Noventa di Piave foi praticamente vizinho do antenato italiano da Cristina Vivan, nascido em San Donà de Piave. Ela também está aqui na Itália hoje, sendo assessorada por mim na sua prática de reconhecimento de cidadania. Enfim, os dois que hoje não se desgrudam, encontraram no passado algo em comun. É, são as “coincidências” da vida...

CURIOSIDADE: A CARA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL

Fonte: Wikipedia



5 comentários:

Kel Menichelli disse...

Oi Pessoal! Tudo bem? Algumas pessoas me falaram ser impossível postar comentários e, por isso, faço o teste. Agora, pelo jeito, está funcionando. Beijos. Kel

Unknown disse...

Ihhh, eu tentei mesmo e nao tinha dado certo, vamos ver se agora vai entao...
Era so pra te desejar muito sucesso aqui no blog e na nova jornada!!
Beijao

Kel Menichelli disse...

Ana, acho que agora deu, né? Obrigada pela energia positiva! Com muito trabalho e com a graca de Deus tudo vai dar certo sim. Bjos e muito obrigada, novamente!

Anônimo disse...

Oi Kelly,

Parabéns e obrigado (a todos nós interessados na cidadania italiana) pelo blog.
Vou divulgar pra todo mundo que conheço...

Beijos,

Daniel

Kel Menichelli disse...

Daniel,

Muito obrigada! Fico lisonjeada em saber que estamos agregando! Hoje mesmo postarei sobre Estudos na Europa!

Bjos

Kel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...