quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Seria o Momento de Ir para a Itália Reconhecer a Minha Cidadania?

Escrevo este post pensando em uma amiga que ainda tem dúvidas se opta por fazer ou não o reconhecimento da cidadania de seus filhos.


A sua dúvida é a de muitos neste momento. Com os rumores de uma Europa em crise e “teoricamente” sem tantas perspectivas de trabalho, quem está numa situação economica privilegiada no Brasil sempre se questiona se obter o reconhecimento da cidadania na Itália seria uma boa opção.


Sem querer ser tendenciosa, acredito que o fato de se ter uma outra cidadania, consista sempre em vantagens. Que me desculpem os do movimento eu quero somente voltar as minhas origens, porque sei que muitos de vocês lutam e também lutaram por este reconhecimento por muito mais questões pessoais e sentimentais, que motivos econômicos. Portanto, deixo claro: - respeito muito isso!


Mas, expressando-me de forma objetiva, é evidente que o fato de você haver uma outra nacionalidade, neste caso italiana, lhe traga um mundo de oportunidades. Sendo prática e falando do cotidiano, por exemplo, um italiano poderá usufruir do sistema de ensino europeu a preços muito mais convidadivos que um brasileiro e este sistema de benefícios se estende a uma ampla rede de outros serviços, que, no Brasil desembolsaríamos uma fortuna para se obter. Uma exemplo é a questão da saúde. Isso porque, embora o Brasil esteja em crescimento econômico, ele ainda não apresenta o sistema social tão desenvolvido quanto o Europeu.


Portanto, não creio que essa seja uma decisão que se deva tomar baseando-se no curto prazo. Até porque, a Europa realmente passou por uma crise, que já teve momentos piores, mas isso não significa que os governos “estejam parados” esperando o mundo acabar.


Hoje mesmo estava lendo no “Corriere della Sera” que o governo reinicia o plano para alavancar a economia. Escândalos sobre a vida pessoal do Berlusconi a parte, existe sim uma tentativa de melhorar os indíces econômicos - tanto da parte do governo, quanto de outras instituições. Por exemplo, anuncia-se a acelaração de obras públicas e programas de apoio à pequenas e médias empresas, no valor de um bilhão de euros. E convém ressalvar que programas como estes estão acontecendo também em outros países da União Européia. Então, é dar tempo ao tempo para os resultados aparecerem.


Sintetizando, caro leitor, ao optar por fazer a sua cidadania na Itália não pense somente no curto prazo e não creio que deva considerar somente aspectos econômicos. A Europa tem um patrimonio cultural de valor inestimável, escolas de qualidade e um ótimo sistema de welfare.


Aqui seria o lugar ideal para se fazer uma pós ou até mesmo uma faculdade, e e em outra língua, é claro. Isso é bem enriquecedor para o curriculum de qualquer um.Vocês não acham?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...