quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Diesel


Estava pensando no que escrever dentro do assunto "Coisas da Itália", quando tive a idéia de falar sobre "marcas italianas" conhecidas não só aqui como no exterior, o que não é muito simples.

A Itália foi o local de origem da criacão de vários nomes almejados por consumidores do mundo todo. Para citar alguns, dentre vários, temos Dolce Gabbana, Ferrari, Armani, Fendi, Diesel...Fica complicado escrever a respeito de todos de uma só vez, o que me leva a criar um segmento novo no nosso espaço.

Amigos, hoje é o primeiro post de muitos sobre "Marcas Italianas" e resolvi escrever sobre a Diesel.

A Marca Diesel foi criada em 1978 pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeld, em Milão e, apesar de ainda não ser reconhecida mundialmente naquela época, já havia a pretensão de sê-lo, o que fica claro pela história da escolha do nome. O mesmo foi escolhido porque a palavra significa a mesma coisa em todo o mundo e pode ser pronunciada da mesma forma em diversos idiomas. É, deu certo...

Hoje em dia, principalmente no seguimento de jeans, o êxito é incontestável. A marca está relacionada a sucesso e estar na moda, de forma despojada, em mais de 100 países. A empresa vende mais de 25 milhões de calças anualmente, a precos considerados superiores a maioria dos concorrentes, e tem um processo de fabricação muito particular. As peças são confeccionadas quase que artesanalmente e uma costureira ganha em média R$ 12.000,00. O diferencial é a originalidade e a criatividade, presentes fortemente em todos os setores da empresa.

Nas campanhas publicitárias, a irreverência se destaca. A organização, que se esforça em relacionar a marca a um estilo de vida bem sucedido, não economiza na ousadia e criatividade. Em uma delas, por exemplo, mostravam negros africanos milionários tomando champanhe e comendo caviar em limusines. O cliente Diesel, Diesel Important People, não compra somente um produto, ele adquire toda uma mensagem junto com ele, que é reforcada, anualmente, pelos gestores da empresa. Os italianos realmente conseguiram criar uma marca (e império!) forte quando o assunto é Diesel!

Por hoje, é só, mas, no futuro, pretendo escrever sobre outras marcas! Espero que tenham gostado!

Ah, se quiserem saber mais sobre a empresa e sobre outros produtos Diesel, entrem no site.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...