domingo, 11 de março de 2012

Os Ítalo-Descendentes e o Amor pela Gastronomia


Estava lendo o blog da Ju e me deparei com um post no qual ela fala sobre comida. Um assunto que os ítalo-descendentes adoram. É bonito de ser ver. Posto aqui o que ela escreveu porque ela me autorizou a postar aqui o que gostar do blog dela. Deu água na boca, não deu não?! Hummmmmmmm...
.
.
.



Domingo Pé na Jaca

Domingo é sinônimo de comer bem (e muito!). Até hoje, me recordo dos Domingos passados na casa da minha avó. A gente ia almoçar e tinha, invariavelmente, carne de porco, galinhada, polenta e macarrão. Mineiro mistura tudo e em uma família Ribeiro/Malta/Batista/Ferreira/Cecchinato (Signato)/Melo não poderia ser diferente. A variedade de ascendências estava clara, na mesa, e no ambiente alvoroçado. Era muita agitação para um lugar só. Crianças por todos os lados; o povo falando e muita comida. Era bom e o é até hoje.

Lógico, o cenário mudou. Não almoço na minha avó mais. Alguns personagens saíram de cena, entraram outros. Vivo longe, não sou mais criança. E por aí vai. Um traço, no entanto, se conservou. Continua sendo o dia dos prazeres gastronômicos. Eu, pelo menos, não fico pensando se vou engordar. Dedico-me aos sabores e, se der, faço uma caminhada (ou corro) no final do dia. Nem me importo, de verdade. Estes dias me falaram, inclusive, que devemos comer bastante um dia da semana para dar o “choque calórico” no organismo. Eu não sei a veracidade da notícia, nem procurei me informar. Vai que acho um espírito de porco para falar que não é comprovada. Melhor manter a alegria, mesmo que seja pura ilusão. Domingo é dia de comer e ponto. Decidi, tá decidido e foi assim que levantei hoje.

Acordei cedo e resolvi “devorar” o blog da Lau. Primeiro, fiz a panqueca com a massa de ricota (receita aqui). Ficou deliciosa, a melhor massa de panqueca que já comi. Colocamos Nutella e brincamos de comer. Perfeita! Depois, mais tarde, fazendo jus à porcentagem de Cecchinato no meu sangue, almejava loucamente uma massa com tomate seco. Resultado? Fiz este macarrão (receita aqui), também de Saias, Cadeiras e Panelas. Delicioso, simples de preparar. Divino! A berinjela, com o queijinho, o tomate seco e o macarrão ficaram bons demais. Uma verdadeira tentação!

E que venha a semana, com muita corrida e academia para compensar. Ah, me esqueci, nem precisa. Tem o tal do “choque calórico”. :-)

Ps: fiz com macarrão integral. Não tinha outro em casa e ficamos com preguica!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...