terça-feira, 21 de junho de 2011

Imigração Italiana e o Caso Battisti

O caso Battisti vem sendo largamente discutido nos últimos dias em decorrência da decisão do Supremo Brasileiro. No dia 08 de Junho, foi negado o pedido de extradição do ex-ativista pela segunda vez - o ex presidente Lula já tinha rejeitado tal solicitação ano passado. Resultado? Um certo desconforto diplomático entre Brasil e Itália.



Segundo os italianos, ao negar a extradição de Battisti, o Brasil quebra algumas regras vigentes em acordos bilaterais entre os dois países. Para eles, é fundamental que uma pessoa acusada de três assassinatos seja julgada onde teria cometido tais atos e, por isso, apelarão para o Tribunal de Haia. Realmente, a questão não agradou, mas nem por isso os brasileiros devem se desesperar.


Ultimamente, muitos clientes têm me questionado se esse ocorrido não pode prejudicá-los na imigração italiana e eu até entendo a preocupação, mas fiquem tranquilos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e não existe nenhum tipo de retaliação neste sentido, o que nem seria pertinente, aliás.O reconhecimento da cidadania italiana é um direito. O descendente nasce italiano. O ato de vir para a Itália é apenas um reconhecimento deste status. Se a documentação estiver certinha e o viajante tiver tudo planejado, não há o que temer.



Portanto, aproveitem que o Euro está barato e venham já para cá! A Itália é um país lindo e este contratempo não trará maiores danos à relacão secular Brasil e Itália!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...