sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cinema Paradiso

Oi Pessoal


Como está chegando o fim de semana e um filme sempre é um programa agradável, deixo a dica de um para vocês, sobre o qual li no Blog da Ju. Copio e colo o que ela postou. O post é sobre o "Cinema Paradiso", um dos clássicos do cinema italiano.


Recomendo e adoro também!


Bjos


Kel



"Cinema Paradiso


Gente, estes dias estava com insônia e resolvi assistir a "Cinema Paradiso" novamente, não me arrependendo, lógico. Aih, como é linda a história de paixão do menino Toto pelo cinema e também a de amizade dele pelo Sr. Alfredo! Dei uma saudade de quando era criança! Que nostalgia!


O filme segue em um ritmo agradável de se ver, mesmo se passando em uma época onde a realidade italiana não era lá das melhores. A história se passa em uma Itália pós II Guerra, onde a censura (principalmente por parte da Igreja Católica) funcionava a todo vapor. Cortes e cortes, nas obras cinematográficas, mas, mesmo assim, como uma das únicas diversões da época, o pessoal ia e se estapeava para poder entrar e assistir.


Demais, vale super a pena ver! Adormeci pensando na minha infância e no quanto a vida realmente passa rápido (ihhhhhh, se passa). É um "raio", gente, temos que aproveitar e nos preocupar com o que realmente vale a pena.


Bjos


Ju"


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tudo o que Você Deve Saber sobre Legalização e Documentação

Pessoal, tenho recebido vários emails de pessoas que estão organizando a documentação a ser levada ao consulado para legalização.


Normalmente, apresentam as mais diferentes dúvidas sobre como proceder nesta etapa do processo, as quais consistem, basicamente, no seguinte:


  • 1)Quais os documentos devem ser levados para legalização?
  • 2)Qual a data da emissão de tais documentos?
  • 3)As certidões devem ou não ser de inteiro teor?
  • 4)Posso utlizar cópias de documentos?
  • 5)Quando devo enviar os documentos para serem legalizados no Ministério das Relações Exteriores?


O processo, de uma forma simples e comum a todos os consulados, seria o seguinte:


Primeiramente, deve-se solicitar ao comune na Itália a certidão de nascimento (e casamento se for o caso) do seu antenato italiano - ascendente que nasceu na Itália. Posteriormente, deve ser solicitados em cartórios no Brasil as certidões de nascimento, casamento e óbitos, quando necessários, dos descendentes do italiano.


Prefira sempre certidões de inteiro teor, para evitar problemas durante a legalização e durante o processo de reconhecimento de cidadania aqui na Itália.


Quanto à data da emissão dos documentos, percebi uma coisa interessante: isso pode variar de consulado para consulado. Já li que tem consulado que aceita documentos emitidos há até 05 anos atrás. Já, em outros, a exigência seria de 01 ano.


Uma vez reunidos os documentos, somente as certidões brasileiras devem ser encaminhadas para o Ministério das Relações Exteriores a fim de que possam ser legalizadas.Tal ministério apresenta várias denominações no território nacional. Pode ser o ERESP (São Paulo), EREMINAS (Minas Gerais), ERESUL (Rio Grande do Sul) e assim por diante.


Concluída essa outra parte, os seus documentos devem ser encaminhados para um tradutor juramentado. E, tradução, feita, já estão prontos para serem legalizados.

.

.

Vale lembrar que:


1) Os consulados no Brasil apresentam diferentes métodos de legalização. Alguns exigem um agendamento on line. Já outros legalizam, mediante apresentação de documentos. Portanto, procure informar-se para saber qual seria o seu caso.


2) Tem consulado que está fazendo o agendamento para 2019! Sendo assim, antes de organizar documentos, pagar tradutor e etc, informe-se para saber qual seria o seu caso. Caso o contrário, estará correndo o risco de arcar com custos desnecessários - as certidões podem "vencer", em alguns casos, por exemplo.


3) Grande parte dos comuni aqui na Itália se baseiam na circular K 28 dell Ministero dell Interno para fazer o reconhecimento de cidadania. Por isso, não usam o óbito, salvo algumas situações específicas. Entretanto, já houve casos em que o consulado consulado não quislegalizar os documentos por falta dos óbitos. Assim, antes de levar os documentos para serem legalizados, veja bem qual seria o seu caso!


4) A CNN (Certidão Negativa de Naturalização) também deve ser enviada para o Ministério das Relações Exteriores, para ser validada juntamente com as outras certidões. Embora, não seja necessário o reconhecimento de firma, o próprio site do ministério autentica a firma, quando esta certidão é emitida. E é lógico, posteriormente, a mesma deve ser traduzida e legalizada pelo consulado, com os demais documentos.


Somente relembrando, a CNN deve conter todas as variações de nome que o italiano teve ao longo da vida. Já escrevemos sobre isso aqui, mas, de todas as formas, clique aqui para acessar o site do Ministério da Justiça, onde a mesma pode ser requerida.


5) Pedi para incluir as certidões do antenato italiano no processo porque muitos consulados exigem que elas estejam anexadas no processo, na hora da legalização.


6) Todas as certidões brasileiras devem conter o reconhecimento das firmas dos respectivos tabelionatos da sua jurisdição consular.

.

.

Finalizando, tenho visto que alguns consulados têm se democratizado, no sentido de facilitar o acesso à informação, e que os seus sites estão cada vez mais simples e organizados.


Seguem os links dos Consulados Italianos no Brasil, onde orientam como funciona a questão da legalização.


Vale a pena dar uma olhada, antes de sair por aí dando cabeçada!!




Notem que, nesta jurisdição consular, os documentos não necessitam serem previamente legalizados pelo Eresul.



  • Consulado da Itália em São Paulo;


Infelizmente, não encontrei nada sobre a legalização. Dizem os conhecedores do assunto que estão agendando somente para 2019. Aconselho encaminhar email para urp.sanpaolo@esteri.it, para solicitar informações a respeito.


  • Consulado da Itália em Recife;


Também não encontrei informações bem claras no site, então fica a dica de, em caso de dúvidas, enviar email para: consolato.recife@esteri.it ou telefonar para o +55-81-3466.4200 e pedir para falar no setor de legalizações.


Vi um roteiro de como solicitar a cidadania pelo Consulado. Nele, consta como devem ser as certidões. Provavelmente, são as que eles aceitam para legalizações. Clique aqui para visualizar tal roteiro.



  • Embaixada da Itália em Brasília.


O site estava fora do ar. Quando voltar, passo o link para vocês.


Vou ficando por aqui, o post saiu maior do que previa, mas espero ter ajudado!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Depoimentos de Cidadãos Italianos

Caro leitor,

Para início de conversa, gostaria de fazer um comentário: - O nosso blog está bombando!...rs; realmente, nesta última semana, o número de acessos aumentou muito. E isso devo inteiramente a vocês. Então, desde já, o meu muito obrigada!

Escrevo este novo post, de uma certa forma, dando continuidade ao assunto anterior: seria o momento de vir ou não para a Itália fazer o reconhecimento da cidadania. Mas, dessa vez, resolvi considerar a opinião de quem mais interessa, a dos meus clientes, é claro!

Portanto, este post será em forma de depoimentos. Coletei uma série de deles de pessoas que passaram por aqui, onde elas explicam quais foram os motivos que as levaram a reconhecer a cidadania e falam um pouquinho da experiência delas.

Espero que isso sirva como “injeção de ânimo”para quem ainda está na dúvida!

Tanti baci!
.
.
Depoimento de Filipe Trevisan

"Nossa família, Trevisan, desde alguns anos, sabia que tínhamos descendência italiana, mas obtermos o reconhecimento de cidadania italiana parecia algo impossível para se conseguir aqui no Brasil. Foi então que alguns membros da família começaram a procurar por documentos e pesquisar sobre o processo de cidadania. O motivo principal de obtermos o reconhecimento italiano foi para restaurar a história familiar, e, é claro que, com o reconhecimento, temos algumas regalias (assim como deveres). Por exemplo: ter uma maior facilidade de acesso ao continente europeu, sem necessidade de vistos, problemas com imigração e tudo que atormenta a vida dos brasileiros quando querem ir para a Europa passar férias.

Em 2008, minha prima foi a primeira a obter o reconhecimento da cidadania italiana e, no tempo em que esteve na Itália, fez contato com alguns consultores nesta área. Foi ai que decidimos planejar nossa ida para a Itália e então entrar com o pedido de reconhecimento, juntamente com um consultor para nos auxiliar nas diversas tarefas. No nosso caso, a Kelly foi quem esteve nos ajudando, auxiliando e conduzindo desde o momento que chegamos na Itália. Não é uma tarefa fácil e barata, por isto é preciso ter alguém que tenha experiência, seja confiável e trabalhe legalmente. Para o pessoal que está lendo este depoimento, recomendo a consultoria. Pode até ser um pouco mais caro do que fazer tudo sozinho, mas economiza tempo e muito estresse ao lidar com os italianos dos comuni, questura e outros lugares mais. A experiência de vida durante esse tempo foi boa demais, e conhecer alguns lugares na Itália foi troppo bello!

Filipe Trevisan, 23 anos e 15 meses"

.
.
Depoimento de Celeste Braga

"Nós morávamos na Inglaterra e todos os anos tínhamos que renovar nossos vistos. Uma canseira! Foi quando surgiu a idéia de fazer o reconhecimento da cidadania. Só que voltamos para o Brasil e o tempo foi passando...


Foi quando minha sobrinha se animou e reconheceu a dela. Aí não esperei mais, comecei a correr atrás de todos os documentos e a trilhar o caminho rumo à bela Itália.


Não posso dizer que nossas vidas mudou totalmente com a cidadania, mas que foi uma beleza viajar pela Europa, entrar e sair de 4 países sem sequer um visto, isso foi, hehehe


Eu aconselharia aos descentes de italianos, a fazerem o reconhecimento da cidadania, porque é muito bom voltarmos às raízes dos nossos antepassados e viver este sonho, que creio ter começado no coração deles, o de voltar à pátria amada. Para nós foi muito gostoso o tempo que passamos na Itália, conhecendo essa Toscana tão linda e curtindo tudo, à medida que íamos descobrindo; ex: palavras que na nossa infância eram ouvidas com tanta frequência, maneiras de viver e de vestir dos mais velhos, etc.


Nós recebemos uma assessoria muito boa durante o nosso processo, a qual eu tenho recomendado para tantos amigos e familiares. A Kelly nos orientou em tudo. E ela, o Patrick e os pais dele, acabaram se tornando amigos da nossa casa.


Celeste Braga".

.
.
Depoimento de Dayelly Fusari

"Decidi reconhecer a minha cidadania porque sempre pensei em estudar na Europa e poder viajar tranquilamente pelo território.

Com o reconhecimento, consegui o que pretendia, e é evidente que o tratamento de um europeu ao entrar na Europa, é diferenciado.

Durante o período que estive na Itália, fui asessorada pela Kelly, que me deu total apoio. Posso dizer, um serviço de excelência!

Eu aconselharia a outros descentes a buscar este direito, e de preferência, com a mesma assessora; que me tratou com muito respeito, teve muita disciplina na execução do trabalho e é uma pessoa em que se pode confiar.


Dayelly Fusari, 29 anos"
.
.
Obs: A vocês, que disponibilizaram parte do seu tempo escrevendo os depoimentos, desde já o meu muito obrigada! Não postei todos os que recebi, mas quando houver oportunidade, vou postando outros aqui! Com certeza, todos terão suas experiências postadas!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Seria o Momento de Ir para a Itália Reconhecer a Minha Cidadania?

Escrevo este post pensando em uma amiga que ainda tem dúvidas se opta por fazer ou não o reconhecimento da cidadania de seus filhos.


A sua dúvida é a de muitos neste momento. Com os rumores de uma Europa em crise e “teoricamente” sem tantas perspectivas de trabalho, quem está numa situação economica privilegiada no Brasil sempre se questiona se obter o reconhecimento da cidadania na Itália seria uma boa opção.


Sem querer ser tendenciosa, acredito que o fato de se ter uma outra cidadania, consista sempre em vantagens. Que me desculpem os do movimento eu quero somente voltar as minhas origens, porque sei que muitos de vocês lutam e também lutaram por este reconhecimento por muito mais questões pessoais e sentimentais, que motivos econômicos. Portanto, deixo claro: - respeito muito isso!


Mas, expressando-me de forma objetiva, é evidente que o fato de você haver uma outra nacionalidade, neste caso italiana, lhe traga um mundo de oportunidades. Sendo prática e falando do cotidiano, por exemplo, um italiano poderá usufruir do sistema de ensino europeu a preços muito mais convidadivos que um brasileiro e este sistema de benefícios se estende a uma ampla rede de outros serviços, que, no Brasil desembolsaríamos uma fortuna para se obter. Uma exemplo é a questão da saúde. Isso porque, embora o Brasil esteja em crescimento econômico, ele ainda não apresenta o sistema social tão desenvolvido quanto o Europeu.


Portanto, não creio que essa seja uma decisão que se deva tomar baseando-se no curto prazo. Até porque, a Europa realmente passou por uma crise, que já teve momentos piores, mas isso não significa que os governos “estejam parados” esperando o mundo acabar.


Hoje mesmo estava lendo no “Corriere della Sera” que o governo reinicia o plano para alavancar a economia. Escândalos sobre a vida pessoal do Berlusconi a parte, existe sim uma tentativa de melhorar os indíces econômicos - tanto da parte do governo, quanto de outras instituições. Por exemplo, anuncia-se a acelaração de obras públicas e programas de apoio à pequenas e médias empresas, no valor de um bilhão de euros. E convém ressalvar que programas como estes estão acontecendo também em outros países da União Européia. Então, é dar tempo ao tempo para os resultados aparecerem.


Sintetizando, caro leitor, ao optar por fazer a sua cidadania na Itália não pense somente no curto prazo e não creio que deva considerar somente aspectos econômicos. A Europa tem um patrimonio cultural de valor inestimável, escolas de qualidade e um ótimo sistema de welfare.


Aqui seria o lugar ideal para se fazer uma pós ou até mesmo uma faculdade, e e em outra língua, é claro. Isso é bem enriquecedor para o curriculum de qualquer um.Vocês não acham?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Busca de Passagens Aéreas


Muitos dos nossos leitores - para não dizer todos - são pessoas que curtem viajar e essa tendência vem se acentuando bastante. Com a melhora do poder aquisitivo do brasileiro e também devido a valorização do Real, as pessoas viajam cada vez mais, o que é ótimo. Viajar expande os horizontes, transpõe barreiras, derruba preconceitos, enriquece os "conceitos"... Uma delícia que, na maioria das vezes, passa pela etapa de compra da passagem aérea - algo bem facilitado, nos dias atuais.


As agências de turismo, na maioria das vezes, têm precos bons e, se você conhece algum funcionário legal que possa ver isso para você, é mais "tranquilo". Entra-se em contato com a pessoa, especifica-se dia e horário e, pronto: o atendente vai passar todos os preços e condições a você. Mas, se não tem este contato confiável e/ou simplesmente prefere ver o preco médio vigente - antes de comprar realmente -, há os sites de busca de passagens. Citamos alguns deles aqui para facilitar a vida de vocês, caros viajantes :-):



Abraco, boas buscas e boa viagem! Tirem muitas fotos e mandem para a gente! :-)


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...